top of page
Writer's pictureligassfutsal

Lisfuts Homenageia Árbitros e Anuncia Curso de Aprimoramento para 2025

O curso em parceria com a GARCO tem como objetivo aprimorar os árbitros da Liga e também formar novos profissionais Por Rebeca Ingrid Na última semana, após a final do 12º Campeonato Lisfuts, a Diretoria da Liga Sebastianense de Futsal fez uma homenagem aos árbitros que se destacaram ao longo da temporada. Mais de 700 jogos foram realizados ao longo do ano, consolidando a Liga como uma das mais atuantes no estado de São Paulo.


Em entrevista exclusiva, conversamos com o diretor de arbitragem da Liga, Carlos Eduardo Amorim, o Cadu, que compartilhou sua visão sobre o desempenho da arbitragem na temporada, a importância do intercâmbio com árbitros de renome nacional e os planos para a formação de novos árbitros no ano que vem.

Cadu Amorim - Diretor e Oficial de Arbritragem em ação

Desempenho dos Árbitros na Temporada 2024

Sobre o desempenho dos árbitros na temporada, Cadu destacou que, apesar dos desafios, o quadro de árbitros da Liga teve um desempenho positivo. "Nós temos um quadro de arbitragem que conta com árbitros com diferentes níveis de experiência. Alguns são mais experientes, enquanto outros estão começando agora. Os desafios são grandes, mas, de forma geral, a temporada foi muito boa", afirmou o diretor.

Ele também mencionou o desgaste natural que os árbitros enfrentam devido à quantidade de jogos. "Esse desgaste é normal, faz parte do esporte, mas o crescimento da arbitragem, como um todo, foi muito bom", ressaltou Cadu.

Para continuar esse processo de evolução, a Liga anunciou que em janeiro de 2025 será realizado um curso de Arbitragem da GARCO (Grêmio Associativo Recreativo Cultural dos Oficiais de Arbitragem de Futsal do Estado de São Paulo). Em breve serão divulgadas mais informações.

Intercâmbio com Árbitros de Renome Nacional

Outro ponto destacado por Cadu foi a presença de árbitros de renome nacional nas partidas do Campeonato Lisfuts. O ano de 2024 contou com a participação de árbitros de grande destaque no cenário nacional, como Felipe Ventura (FIFA), Henrique Ricota (ex-FIFA e árbitro de final da Liga Nacional), Feltrin (árbitro da última final da LNF), Nil (instrutor da escola de formação da FPFS), Eric, Emanuel, Neto, Alexandre, Luciana e Fábio Flisch.

Cadu enfatizou a importância desse intercâmbio para o crescimento da arbitragem local. "Quando os árbitros locais atuam com profissionais de nível nacional, isso amplia a visão deles sobre a arbitragem. Trabalhar com árbitros de fora, que têm uma experiência diferenciada, traz uma nova perspectiva e melhora a interpretação dos lances, a fluência nas regras e a visão de jogo", explicou.

Além disso, Cadu incentivou os árbitros locais a aprender com os profissionais renomados. "A troca de experiências é fundamental. Eles trazem uma bagagem de conhecimento que é fora de série. Eu sempre falo para os nossos oficias: 'Sejam esponjas, absorvam tudo de bom e apliquem no estilo próprio de arbitragem de cada um.' Não se trata de imitar o outro árbitro, mas sim de aprender e aplicar os melhores pontos para o seu próprio desenvolvimento." Confira as fotos da Homenagem


Fotos: Júnior Oliveira

15 views0 comments

Comentários


bottom of page